Você já ganhou amostra grátis de algum produto ou degustou algum alimento no Supermercado? Você participou do marketing de experimentação e é sobre isso que vou falar nesse vídeo.

Marketing de experimentação nada mais é do que permitir que o consumidor sinta um gostinho do produto antes de adquiri-lo.

Geralmente ele é usado para divulgar novos produtos ou produtos desconhecidos ou ainda mercadorias de baixo giro.

Você deve estar se perguntando, por que fazer o marketing de experimentação? A entrega de uma amostra grátis ou a degustação cria a tendência de o cliente retribuir com a compra daquela mercadoria.

E como fazer isso no seu negócio?

Faça um cronograma da experimentação, escolha o produto que quer aumentar as vendas e no caso de degustação em local específico, escolha o dia da semana, principalmente aquele de maior movimentação. Para te ajudar, vou te dar alguns exemplos: Para quem vende frutas, pode disponibilizar para o consumidor experimentar a fruta que você quer mais vender, como manga, mexerica, caqui, etc.; aquele que vende bolos pode dar uma fatia de bolo comum para os clientes que compram bolos recheados, e ele por certo passará a comprar bolos também para o seu dia-a-dia e não somente em ocasiões especiais. E por aí vai…

Geralmente o marketing de experimentação está relacionado a produtos, mas também pode ser usado na prestação de serviços contínuos, por exemplo, os cabeleireiros podem fazer uma hidratação gratuita no cliente que acabou de tingir o cabelo e ressaltar a importância de fazer o mesmo procedimento em determinado tempo para manter a sua beleza.

Agora que você já sabe o que é marketing de experimentação, use a criatividade, pesquise, pense, e você achará formas de vender mais dando ao cliente a oportunidade de experimentar o seu produto antes de adquiri-lo.